Quantcast
Channel: vulcão – O Melhor Mês do Ano
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Puerto Varas e uma volta ao lago Llanquihue

$
0
0
Volta ao Lago Llanquihue

Quando vou escrever um texto aqui pro blog, uma das coisas que eu faço antes de começar a bater meus dedinhos no teclado é escolher as fotos. A ordem das imagens me faz lembrar dos detalhes e reconta a história na minha cabeça. Me ajuda muito a não esquecer de nada. E, dessa vez, pra retratar o passeio lindo que eu fiz dando a volta ao Lago Llanquihue, no sul do Chile, eu selecionei mais de 30 fotos.

30 FOTOS! O lugar é lindo, não dá pra negar… E espero mostrar pra vocês o quanto é maravilhosa a paisagem na Região dos Lagos e o quanto é imperdível esse passeio ao Lago Llanquihue!

E qual a ideia do passeio ao Lago Llanquihue?

E o dia começou meio gelado - esse sol engana. Mas essa paisagem com o Llanquihue e o Osorno vale o friozinho do sul!
E o dia começou meio gelado – esse sol engana. Mas essa paisagem com o Llanquihue e o Osorno vale o friozinho do sul!

A ideia é dar a volta completa pelo lago, o mais próximo possível dele. E o caminho é maravilhoso! E nem tem como não ser, com o vulcão Osorno sempre na paisagem (e, às vezes, o Calbuco também)!

E é claro tem algumas paradas estratégicas, que rendem aquelas paisagens de postal.

Como é a volta ao Lago Llanquihue?

Um passeio delicioso! Fiz com a Patagonia Austral, uma agência super confiável e com um pessoal queridíssimo. Super recomendada! E, como era baixa temporada, foi um tour quase que privativo, com dois chilenos – que tavam muito na onda casal – e eu. Aproveitei como se estivesse sozinha (o que, pra mim, é uma das melhores maneiras!).

Fomos com um carro confortável e o guia sabia tudo! E era paciente comigo – eu pedi umas mil vezes pra parar o carro pra tirar fotos, rs.

O passeio começou cedinho, mais ou menos às 9 da manhã e terminou mais ou menos umas 5 da tarde. Um dia cheião e muitos kilômetros bem aproveitados.

Aproveitado 100% já que até de dentro do carro dava pra aproveitar essa paisagem linda!
Aproveitado 100% já que até de dentro do carro dava pra aproveitar essa paisagem linda!

Usando os nossos links parceiros, você ajuda o OMMDA a continuar trazendo dicas:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


Las Cascadas 

Demos toda a volta pelo lado esquerdo do lado, parando para contemplar o Llanquihue e o Osorno – alguém cansa dessa paisagem? – mas a primeira parada ‘de verdade’ do tour é em Las Cascadas, um pueblito bem pequeno já na margem norte do Llanquihue.

E esse nome vem de uma cachoeira que fomos conhecer.

O caminho começa assim, com emoção.
O caminho começa assim, com emoção.

A caminhada é mais que leve – não mais que 20 minutos desde que estacionamos o carro até chegar a uma linda e gelada cachoeira. Aquele caminho gostoso de andar, com um bosque agradável e um caminho bem marcado.

Nem tinha tanta expectativa assim…

Sentar nesse banco e pensar na vida, com esse barulho de cachoeira que acalma até uma doida que nem eu...
Sentar nesse banco e pensar na vida, com esse barulho de cachoeira que acalma até uma doida que nem eu…

É um lugar que gostaria de ter ido sem tour, mas eu tava tão introspectiva nesse dia – talvez porque o casal não era muito de falar – que curti como se fosse só eu no mundo. Um luxo do inverno nessa região, já que no verão lota de verdade.

Não precisei ir pela ponte do medo XD
Não precisei ir pela ponte do medo XD

Puerto Octay: parada no tempo

A cidade já foi ligação de toda essa região dos lagos com Santiago, a porta de saída de tudo que era produzido à beira do Llanquihue. Mas, com a construção da Ruta 5 – que é a parte chilena da gigantesca Ruta Panamericana – acabou ficando de fora e a cidade que um dia foi tão importante acabou murchando. E parando no tempo…

Puerto Octay - Volta ao Lago Llanquihue
As tejuelas são clássicas na arquitetura da região. E a religião católica é mais que presente em todas as cidades com suas igrejas antigas e lindas.
E como toda cidade pequena... A praça é a principal atração. E que linda é a de Puerto Octay.
E como toda cidade pequena… A praça é a principal atração. E que linda é a de Puerto Octay.

A parada na lindíssima Frutillar

Na minha primeira passada pela região, em 2015, já tinha conhecido Frutillar. Então nem fui ao museu nem ao Teatro do Lago, fiquei apenas aproveitando a maravilha de vista do lugar.

Volta ao Lago Llanquihue Volta ao Lago Llanquihue Volta ao Lago Llanquihue

E tomando chocolate quente… Não dá pra negar!

Dado prático: no tour a gente parou em Frutillar pra almoçar. E o que mais gostei é que não foi aquele tour que te leva no restaurante X que já tem convênio… O guia deu umas ideias e deixou a gente decidir. Eu comi uma maçã e fui atrás de um chocolate quente – deixei  pra cozinhar mais tarde e poupar uns pesitos (chilenos, porque kilos a gente só ganha).

Llanquihue: a cidade e a lenda

A cidade de Llanquihue não tem muito charme – uma pena, mas foi lá que descobri o porquê do nome e a lenda mapuche que explica a história da região.

A lenda da princesa Licarayén diz que o lago Llanquihue foi formado depois do sacrifício da princesa, filha do cacique local, que entregou o seu coração para apaziguar a ira de Hueñauca – o demônio que era/vivia no vulcão Osorno – e assim terminar com a maldição que destruía seu povo.

Quando o seu coração foi entregue à cratera do vulcão ativo, começou uma nevasca gigantesca que acabou com as erupções do Osorno e o cobriu de neve. Mas nevou tanto que essa água, derretida pelo calor do vulcão, criou os lagos e rios da região e, principalmente, o lago Llanquihue.

Não perca! Em Puerto Varas tem uma estátua da princesa Licarayén no fim da costanera – um local incrível! Aproveite o fim de tarde para fotos lindíssimas com os dois vulcões e o Llanquihue. :)

E o lindíssimo caminho de volta a Puerto Varas

A volta passa por um caminho não convencional. Normalmente, entre a cidade de Llanquihue e Puerto Varas o caminho mais conhecido é ir pela movimentadíssima Ruta 5. Mas nesse caso a ideia foi ir por um caminho mais de campo – e se surpreender de novo com lugares assim – e no meio do nada:

Quando o caminho é mais importante que o destino

Dá pra falar que Las Cascadas é bonita, que Puerto Octay tem charme, que Frutillar é uma das cidades mais fotogênicas do mundo… Mas, pra mim, o que ficou marcado mesmo foi o caminho às margens do Llanquihue.

É daqueles passeios que não dá pra cair em tentação e cochilar.  A cada piscada de olhos você perdeu um postal!

Ou uma foto digna de propaganda de Milka!
Ou uma foto digna de propaganda de Milka!

Faça o tour, alugue um carro, aventure-se de bicicleta (nesse caso vários dias, rs), vá de ônibus… Mas não deixe de explorar essa região que é um sonho no sul do Chile! O Lago Llanquihue vai te fazer apaixonar por cada pedacinho da região, assim como princesa da lenda era apaixonada pelo seu povo.

Volta ao Lago Llanquihue Volta ao Lago Llanquihue

Volta ao Lago Llanquihue

Passei esse dia maravilhoso às margens do Llanquihue a convite da Patagonia Austral. E não é por isso que deixo de escrever o que penso e a minha opinião sobre tudo! Me mantenho isenta e fiel a vocês, amigos! =D

Viciada em viajar, escreve no blog porque acha que falta um guia mais completinho da América do Sul. Já esteve em 8 países e 80 cidades fora do Brasil. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

O post Puerto Varas e uma volta ao lago Llanquihue apareceu primeiro em O Melhor Mês do Ano.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images

Trending Articles





Latest Images